Com novo show de Messi, Barça passeia no Bernabéu

Com novo show de Messi, Barça passeia no Bernabéu. Agosto: na ressaca pela saída de Neymar, o Barcelona perdia a Supercopa da Espanha ao ser completamente envolvido pelo maior rival e virava alvo dos mais diversos questionamentos. Dezembro: o mesmo Barça não toma conhecimento do Real Madrid e, com direito a passeio dentro do Santiago Bernabéu, fecha o ano com vitória por 3 a 0 sobre o rival – fora a grande vantagem na liderança do Campeonato Espanhol. Após quatro meses, a virada passa por Paulinho, Suárez e, sobretudo, Messi. Os três foram os grandes trunfos do triunfo fora de casa por 3 a 0, com direito a gols dos atacantes sul-americanos e de Aleix Vidal.

A tabela mostra um pouco deste grande momento do Barcelona na temporada. Sem mais compromissos neste ano, o time de Ernesto Valverde encerra 2017 na liderança do Campeonato Espanhol com 45 pontos, nove à frente do vice Atlético (que perdeu na rodada para o vice Espanyol). Mais que isso, a diferença para o grande rival e atual campeão, Real Madrid, o quarto, aumenta para 14 pontos. Os merengues têm um jogo a menos por conta da participação no Mundial de Clubes.

RECORDES E MAIS RECORDES

O show em campo no Bernabéu serviu para Messi aumentar algumas de suas marcas expressivas:

– 526 gols por um só clube nas top-5 ligas da Europa, deixando para trás o recorde de Gerd Müller, com 525 no Bayern.

– 25 gols no Superclássico, mais que qualquer outro jogador na história.

– 54 gols em 2017, deixando para trás Cristiano, Lewandowski e Cavani – todos com 53. Apenas Harry Kane, com 50 e mais dois jogos pelo Tottenham, ainda pode superá-lo neste ano.

Máximos goleadores de #LaLigaSantander:

15 – LEO MESSI
10 – LUIS SUÁREZ, Simone Zaza

Além de marcar um gol, de pênalti, o argentino ainda deu uma assistência em lance espetacular e raro de se ver no futebol. Já nos acréscimos, ele salvou uma saída de bola pela lateral, perdeu a chuteira do pé direito e, mesmo assim, seguiu na jogada. Ganhou na corrida de Marcelo na sequência e cruzou rasteiro para o gol de Aleix Vidal.

LEIA MAIS:  Meia do Real Madrid volta a ser cobiçado pelo clube italiano e pode entrar em negociação com Dybala