​Aos 37 anos e sem atuar profissionalmente desde 2015, Ronaldinho Gaúcho já fala com a liberdade inerente aos ex-jogadores. Sem papas na língua, o craque conversou com a reportagem do ​Esporte Espetacular de maneira franca e sincera.

Revelado pelo Grêmio, R10 também passou por PSG, Barcelona, Milan, Flamengo, Atlético-MG, Querétaro e Fluminense. Em conversa com o Esporte Espetacular, no entanto, ele abriu o jogo ao dizer que lamenta especialmente por não ter atuado pelo Corinthians ao longo da carreira:

Flamengo v Corinthians – Brasileirao Series A 2017
“Eu sempre me imaginei em time com torcida de povão. Corinthians, aquela coisa… Via os jogos do Corinthians, era aquela coisa. Flamengo também, que tive a felicidade de jogar. Esses times que têm torcida fanática sempre me imaginei”

O meia não é necessariamente benquisto em alguns dos clubes que defendeu, é verdade. Especialmente no tricolor gaúcho e nas duas equipes cariocas, a saída do craque foi turbulenta e deixou mágoas. Mas a magia de seu futebol certamente deixou marcas em todos eles.

________________________________________

  • Sobre Ronaldinho
  • Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou simplesmente Ronaldinho (Porto Alegre, 21 de março de 1980), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meia. Atualmente, é embaixador do Barcelona.

    Uma de suas marcas registradas é o aspecto dentuço, seus dribles fantásticos e usar uma faixa na cabeça após adotar os cabelos longos. Extremamente habilidoso e muito preciso em seus chutes e passes, é considerado por muitos especialistas como o futebolista mais talentoso de sua geração.

    Venceu o prêmio Melhor jogador do mundo pela FIFA em 2004 e 2005, época em que viveu o grande auge de sua carreira.
    Ganhou, em 2013, o prêmio de Rei da América, em eleição anual do diário El País, do Uruguai, desbancando Neymar e Maxi Rodríguez.

  • Polêmicas
  • Em novembro de 2011, Ronaldinho Gaúcho esteve envolvido num polêmico episódio o qual consistiu no vazamento de um vídeo onde, supostamente, o jogador estaria nu, masturbando-se em frente a uma webcam.[153][154] O vídeo divulgado tem aproximadamente sete minutos e meio e mostra inicialmente o suposto jogador sem camisa. Minutos depois, a câmera se abaixa e ele começa a executar o ato onanista. À despeito de toda a polêmica gerada, o jogador não se pronunciou sobre o assunto.[155]

    Em janeiro de 2015, Ronaldinho Gaúcho, seu irmão Roberto de Assis Moreira e a empresa Reno Construções e Incorporações foram condenados pela Justiça gaúcha por dano ambiental. Eles tiveram de retirar um trapiche construído indevidamente na superfície do Lago Guaíba, na Zona Sul de Porto Alegre. Além da retirada, o jogador teve de pagar R$ 800 mil. O valor foi destinado ao Fundo Estadual do Meio Ambiente.[156]

    Um politico Mexicano, Carlos Treviño, integrante do PAN, chamou Ronaldinho de “macaco” em sua rede social.[157] Indagado sobre o caso, R49 respondeu:

    LEIA MAIS:  Placar do jogo entre Ponte e Vitória pode mudar a pedido do STJD

    “ Basta. Estamos todos cansados disso. É um assunto que fere, que vai além da cor da pele ou da nacionalidade. Espero que em breve tudo isso acabe ”